terça-feira, 20 de agosto de 2019

Três tipos de desejo


Desejo ou tanha em Pali é uma coisa importante para entender.

O que é desejo? 'Kama tanha' é muito fácil de entender. Esse tipo de desejo é o de querer prazeres sensoriais através do corpo ou dos outros sentidos e sempre buscar coisas para excitar ou agradar os seus sentidos - isso é kama tanha. Você pode realmente contemplar: como é quando eu sinto desejo por prazer? Por exemplo, quando você está comendo, se você está com fome e a comida está deliciosa você pode estar ciente de querer dar outra mordida. Observe esse sentimento quando você está provando algo agradável, e observe como você quer mais. Não simplesmente acredite nisso, experimente. Não pense que você sabe disso porque foi assim no passado. Experimente quando você come. Prove algo delicioso e veja o que acontece: surge um desejo por mais. Isso é kama tanha.
Nós também contemplamos o sentimento de querer nos tornar algo. Se há ignorância então quando não estamos buscando algo delicioso para comer ou alguma boa música para ouvir, podemos ser capturados em um reino de ambição e realização - o desejo por vir a ser. Ficamos presos nesse movimento de nos esforçar para nos tornarmos felizes, buscando nos tornar ricos, ou podemos tentar fazer nossa vida parecer importante, esforçando-nos para tornar o mundo certo. Portanto note este sentimento de querer se tornar algo diferente do que você é agora.
Ouça o 'bhava tanha' na sua vida: "Eu quero praticar a meditação para que eu possa me libertar da minha dor. Eu quero me tornar iluminado. Eu quero me tornar um monge ou uma monja. Eu quero me tornar iluminado como leigo. Eu quero ter uma esposa e filhos e uma profissão. Eu quero aproveitar o mundo dos sentidos sem ter que desistir de nada e me tornar um arahant iluminado também.
Quando ficamos desiludidos com a tentativa de nos tornar algo, então há o desejo de nos livrar das coisas. Então nós contemplamos 'vibhava tanha', o desejo de se livrar de: "Eu quero me livrar do meu sofrimento. Eu quero me livrar da minha raiva. Eu tenho essa raiva e quero me livrar disso. Eu quero me livrar do ciúme, medo e ansiedade. ”Observe isso como uma reflexão sobre vibhava tanha. Na verdade, estamos contemplando que, dentro de nós mesmos, queremos nos livrar das coisas, nós não estamos tentando nos livrar do vibhava tanha. Nós não estamos tomando uma posição contra o desejo de nos livrar das coisas nem estamos encorajando esse desejo. Em vez disso, estamos refletindo: "É assim, parece que isso quer se livrar de alguma coisa; Eu tenho que conquistar minha raiva. Eu tenho que matar o Diabo e me livrar da minha ganância - então eu vou me tornar .... ' Nós podemos ver a partir desta linha de pensamento que se tornar e se livrar - bhava tanha e vibhava tanha - estão associados.
Tenha em mente que estas três categorias de kama tanha, bhava tanha e vibhava tanha são meramente formas convenientes de contemplar o desejo. Eles não são formas totalmente separadas de desejo, mas diferentes aspectos do mesmo.
O segundo aspecto da Segunda Nobre Verdade é:
"O desejo deve ser deixado de lado". É assim que o desapego entra em nossa prática. Você tem uma percepção de que o desejo deve ser deixado de lado, mas essa percepção não é um desejo de deixar nada. Se você não é muito sábio e não está realmente refletindo em sua mente, você tende a seguir o "eu quero me livrar de, eu quero deixar ir todos os meus desejos" - mas isso é apenas outro desejo. No entanto, você pode refletir sobre isso; você pode ver o desejo de se livrar, o desejo de se tornar ou o desejo de prazer dos sentidos. Ao entender esses três tipos de desejo, você pode deixá-los ir.
A Segunda Nobre Verdade não pede que você pense: "Eu tenho muitos desejos sensuais" ou "sou muito ambicioso". Eu realmente sou bhava tanha plus, plus, plus! 'Ou' Eu sou um verdadeiro niilista. Eu só quero sair. Eu sou um verdadeiro fanático por vibhava tanha. ' A segunda nobre verdade não é essa. Não se trata de identificar de alguma forma os desejos, e sim sobre reconhecer esses desejos.
Eu costumava gastar muito tempo assistindo o quanto da minha prática era o desejo de se tornar algo. Por exemplo, quanto das boas intenções da minha prática de meditação como um monge era tornar-me apreciado - quanto de minhas relações com outros monges ou monjas ou com leigos tinha a ver com querer ser apreciado e aprovado. Isso é bhava tanha - desejo de louvor e sucesso. Como um monge você tem esse bhava tanha: querer que as pessoas entendam tudo e apreciem o Dhamma. Mesmo esses desejos sutis, quase nobres, são bhava tanha.
Então há vibhava tanha na vida espiritual, que pode ser muito justo: "Eu quero me livrar, aniquilar e exterminar essas impurezas". Eu realmente me peguei pensando: "Eu quero me livrar do desejo. Eu quero me livrar da raiva. Eu não quero mais ficar com medo ou ciume. Eu quero ser corajoso. Eu quero ter alegria no meu coração '
Esta prática do Dhamma não é sobre se odiar por ter tais pensamentos, mas realmente ver que eles estão condicionando a mente. Eles são impermanentes. O desejo não é o que nós somos, mas é o modo como tendemos a reagir, por ignorância, quando não entendemos essas Quatro Nobres Verdades em seus três aspectos. Nós tendemos a reagir assim a tudo. Estas são reações normais causadas pela ignorância.
Mas não precisamos continuar a sofrer. Nós não somos apenas vítimas desesperadas do desejo. Podemos permitir que o desejo seja como é e, assim, começar a soltá-lo. O desejo tem poder sobre nós e nos ilude apenas enquanto acreditamos e reagimos a ele.

Traduzido de Buddhanet.net
      edit

0 comentários:

Postar um comentário