sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Satipatthana - O Foco Quádruplo da Atenção Plena


- Por Ajahn Brahm 

Foi dito mais sobre a prática de Satipatthana(Quatro Fundamentos da Atenção Plena) do que sobre qualquer outra prática de meditação pelos professores budistas atuais...  Exceto por este monge! Portanto, neste artigo do Dhamma continuarei com a tendência apresentando algumas observações práticas sobre o mais incompreendido dos Ensinamentos do Senhor Buddha.
Aqueles de vocês que estão "sentados" pelos Centros Budistas provavelmente já ouviram alguns professores afirmarem que o "Foco Quádruplo da Atenção Plena" (minha tradução de "Satipatthana") é o "único caminho" para o objetivo de alcançar a Iluminação! Embora este seja um discurso de vendas impressionante para o ensinamento, não é uma tradução verdadeira do texto original nem consistente com o que o Senhor Buda disse em outros discursos. A própria frase ("Ekayana Magga") que é traduzida mal como "único caminho" ocorre novamente no décimo segundo Sutta (discurso) da coleção Majjhima, onde significa inconfundivelmente "caminho com apenas um destino possível". Muitos caminhos diferentes podem compartilhar um destino comum. De fato, o "único caminho" é a descrição do Senhor Buddha, não de Satipatthana, mas do Nobre Caminho Óctuplo:
"De todos, o Nobre Caminho Óctuplo é o melhor."
"Este é o único caminho, não há outro para a pureza do insight" Dhammapada versos 273 e 274 (abreviado)
Assim, o "único caminho" para a Iluminação, como todos os budistas deveriam saber, é o Nobre Caminho Óctuplo. O quádruplo foco da atenção plena constitui apenas uma parte deste caminho, o sétimo fator. Jhanas são o oitavo fator e também há visão correta, intenção correta, esforço correto e os três fatores da virtude correta. Cada um desses oito fatores é necessário para atingir o objetivo, a iluminação completa. Se o Senhor Buddha fosse redundante, teria ensinado um caminho de sete fatores ou um caminho de seis fatores, etc. Portanto, em sua prática do budismo, lembre-se de que todos os oito fatores do Nobre Caminho Óctuplo devem ser cultivados juntos como o "único caminho". Agora, o método quádruplo do Foco da Atenção Plena, conforme ensinado pelo Senhor Buddha, é uma prática muito avançada. Tão avançada que o Senhor Buddha disse que se alguém os desenvolvesse da maneira que Ele descreveu, por apenas sete dias, eles alcançariam a Iluminação completa ou o estado daquele que Não-Retorna. Muitos meditadores que estão lendo isso podem ter feito um retiro por nove dias ou mais e ainda não cumpriram a mais elevada das promessas do Senhor Buddha. Por que não? Porque, suponho, você não estava seguindo as instruções do Senhor Buddha.
Se você deseja praticar o foco quádruplo da atenção plena da maneira que o Senhor Buddha disse que levaria tão rapidamente à Iluminação, então certas coisas são necessárias antes de você começar. Os preparativos essenciais são, em resumo, o cultivo completo dos outros sete fatores do Nobre Caminho Óctuplo. Ou, como o Senhor Buda disse na coleção de Anguttara ('Nove', Suttas 63 e 64), deve-se manter os Cinco Preceitos (quanto mais, melhor), abandonar os cinco obstáculos e depois praticar Satipatthana.
Esses pré-requisitos vitais são realmente declarados pelo Senhor Buddha em seus dois discursos sobre o foco quádruplo da atenção plena, como "Vineyya Loke Abhijjha-Domanassam" (por favor, perdoe-me recitar em Pali. É a única maneira de expressar esse ponto importante). Essa frase é geralmente traduzida como "deixando de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo", ou algo semelhante.
Tais traduções significam tão pouco para os meditadores que ignoram completamente essas instruções e, portanto, perdem o ônibus! Na época do Senhor Buddha, os monges, monjas e discípulos leigos teriam entendido a frase como "depois de abandonar os Cinco Obstáculos"! Os comentários oficiais dos dois Satipatthana Suttas ensinados pelo Senhor Buddha afirmam claramente que "Abhijjha-Domanassam" (desculpe o Pali novamente!) Refere-se precisamente aos Cinco Obstáculos. Em outros lugares nos Ensinamentos do Senhor Buddha registrados, "Abhijjha" é sinônimo do primeiro obstáculo, "Domanassam" é sinônimo do segundo obstáculo e, juntos, eles representam, no idioma pali, uma abreviação para todos os cinco. Isso significa que os cinco obstáculos devem ser abandonados primeiro antes de iniciar qualquer prática do foco da atenção plena. É na minha não tão humilde opinião, precisamente porque os meditadores tentam praticar o método Satipatthana com alguns dos obstáculos ainda restantes que eles não alcançam resultados grandes ou duradouros.
É função da prática de Jhanna, o último fator do Nobre Caminho Óctuplo, abandonar todos os Cinco Obstáculos por tempo suficiente para obter uma grande compreensão. Por exemplo, no 68º Sutta da coleção Majjhima ("Nalakapanna"), o Senhor Buddha afirmou que, para o meditador que não alcança Jhana, os cinco obstáculos, juntamente com o descontentamento e o cansaço, invadem a mente e permanecem. Somente quando alguém alcança Jhanna, que os Cinco Obstáculos, juntamente com o descontentamento e o cansaço, não invadem a mente e permanecem como o Senhor Buddha disse que é.
Qualquer meditador que tenha experimentado os poderosos Jhannas saberia através dessa experiência, e o que acontece em seguida, como é uma mente sem quaisquer obstáculos. O meditador que não conhece os Jhannas não percebe as muitas formas sutis que os obstáculos podem assumir. Eles podem pensar que os obstáculos foram abandonados, mas na verdade, eles simplesmente não os veem e, portanto, não obtêm grandes resultados na sua meditação. É por isso que a prática de Samatha que cultiva Jhana faz parte do ensino de Satipatthana e por que é desinformação chamar Satipatthana de "puro Vipassana". Meu professor, Ajahn Chah, disse repetidamente que Samatha e Vipassana, "tranquilidade e insight", andam juntas e são inseparáveis ​​como duas faces de uma moeda.
Tendo completado pacientemente os preparativos necessários, o meditador mantém sua atenção em um dos quatro focos: seu próprio corpo, o prazer e a dor associados a cada sentido, a consciência da mente e, em quarto lugar os objetos da mente. Quando os obstáculos desaparecem e é possível sustentar a atenção poderosa e penetrante desses quatro objetos, só então é possível perceber que, no fundo de nossa psique, muito mais profundo que o véu do pensamento inteligente, estamos assumindo um Eu. Assumimos que esse corpo é "eu" ou "meu", que prazer ou dor têm algo a ver comigo, que a mente que olha é nossa Alma ou algo próximo, e que objetos da mente, como pensamento ou a vontade (o 'escolhedor') é um Ser, um eu ou meu. Em suma, o objetivo do quádruplo Foco da Atenção Plena é instruir o que fazer quando emergir de um Jhanna, para descobrir a delusão profundamente disfarçada de uma Alma e depois ver o que o Senhor Buddha viu, a Verdade de Anatta. Isso não é algo fácil de se fazer, mas pode ser feito e pode levar apenas sete dias. Isto é, se alguém segue as instruções do Senhor Buda, e não toma atalhos.

Traduzido de BSWA

      edit

0 comentários:

Postar um comentário